Ecotelhado

Olá pessoal ! O post de hoje é sobre ecotelhado , já ouviram falar ? O certo é que esse modelo de arquitetura sustentável tem muitos benefícios e é ecologicamente correto !

Ecotelhado é a evolução dos telhados verdes convencionais, porque integra todas as vantagens de um jardim suspenso, com a captação de água da chuva, o tratamento de efluente (esgoto sanitário), a captação da energia solar e muitos outros benefícios. Funciona como um isolante térmico e absorve 30% da água da chuva reduzindo, por exemplo, a chance de enchentes nas cidades. Ou seja, quanto mais telhados verdes, menos possibilidades de enchentes. O Ecotelhado também age como purificador da poluição urbana, e é o único que pode ser usado para tratar os efluentes (esgoto) produzidos na edificação. É recomendado que seja instalado em uma laje plana, utilizando impermeabilização de PVC com capacidade de formar uma cisterna para reuso de água da chuva e proteção anti-raízes.ecotelhado2

Enquanto os sistemas convencionais usam terra ou substrato, o Ecotelhado foca na armazenagem da água da chuva e na reciclagem de águas cinzas ou negras do próprio prédio. Por isso, pode ser classificado como um sistema semi-hidropônico.

O Ecotelhado evita o acúmulo desnecessário de sobrepeso gerado por meio de terra ou substrato porque armazena a água na própria laje, embaixo da vegetação. É sempre necessário ter impermeabilização de PVC própria para telhados verdes, onde há total proteção anti-raízes.ecotelhado3

Possui cisterna de captação de água da chuva acoplada na própria laje do telhado verde. Assim, a água fica retida no piso elevado, abaixo da vegetação e pode ser reutilizada em outros fins não potáveis.

Contém possibilidade de tratamento de efluentes ou águas cinzas (esgoto) do prédio no próprio telhado verde por meio das raízes das plantas para reúso na irrigação.
Com o Ecotelhado é possível captar energia solar por meio de placas fotovoltaicas.
Pode-se usar piso ventilado: piso elevado feito de porcelanato ou placa cimentícia, com a possibilidade de criar abaixo do piso um reservatório de água ou de ar que faça um isolamento termoacústico e permita a passagem de fios ou tubulações.
O Ecotelhado é usa hidroponia com irrigação subsuperficial da planta. Isto significa que é usado apenas o mínimo possível de substrato (grande vilão dos telhados verdes hoje em dia, gerando somente peso excessivo na laje).
Por reutilizar água da chuva e o próprio efluente da edificação tratado, o Ecotelhado não precisa ser irrigado com água potável.

ecotelhado